segunda-feira, 7 de julho de 2008

CAOS NO TRÂNSITO: Especialista afirma que cidades estão enfartadas


A população dos grandes centros urbanos do País vem sofrendo com dois problemas recorrentes: o excesso de carros nas vias públicas e a falta de infra-estrutura das cidades. O resultado: engarrafamentos constantes, motoristas cada vez mais irritados e veículos quebrados. Para se ter uma idéia da quantidade de carros circulando no País, só no mês de junho a indústria automobilística vendeu quatrocentos e trinta e nove mil e seiscentos novos carros, e no primeiro semestre deste ano foram comercializados dois milhões e quatrocentos mil veículos. O especialista em Transporte Urbano e Trânsito da Universidade de Brasília, Joaquim José Guilherme de Aragão, diz como esse tipo de realidade poderia ser evitada.
TEC/SONORA – especialista em Transporte Urbano e Trânsito da Universidade de Brasília – Joaquim José Guilherme de Aragão.
"Precisa realmente estruturar a cidade, você tem que desenvolver o sistema viário. Você tem que fazer todo um plano de investimento estratégico no transporte coletivo. Você tem que readequar as calçadas. Você tem que fazer uma política de estacionamento, fazer uma política de logística urbana, definir terminais integrados. Ou seja, uma série de medidas que não se faz da noite para o dia. Hoje em dia, na situação que chegamos a cidade está enfartada."
Ainda segundo o professor Joaquim José Guilherme de Aragão, a medida mais eficaz para evitar o agravamento da situação do trânsito é o planejamento de ações estratégicas e a adoção de medidas a longo prazo.

Nenhum comentário: