
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nesta terça-feira, o projeto de lei 698/2007, que institui o Programa Nacional de Educação Infantil (Pronei), de autoria da senadora cearense Patrícia Saboya (PDT). Resultado de uma parceria da senadora com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o projeto prevê a criação de uma rede de creches e pré-escolas gratuitas, de qualidade e em tempo integral, beneficiando principalmente a população de baixa renda.
O projeto prevê ainda a utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a construção das creches e das pré-escolas, como ainda recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para a sustentação dessas unidades.
O Pronei define como as unidades educacionais devem funcionar, desde a nutrição saudável das crianças até as atividades educativas para os pais, parentes ou substitutos, que atentam para os direitos das crianças e para as práticas preventivas que garantam a qualidade de vida. Terão acesso à verba não apenas os municípios, mas também entidades privadas sem fins lucrativos, que poderão obter financiamento para construção de novas unidades, localizadas prioritariamente em comunidade de baixa renda.”
(Agência Senado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário