terça-feira, 26 de maio de 2009

Uepa! Chávez pede empréstimo do BNDES para financiar metrô de Caracas

“Sem a presença dos jornalistas, que não tiveram permissão para acompanhar o começo do encontro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega venezuelano, Hugo Chávez, estão participando de uma reunião no subsolo de um hotel na orla de Salvador. Ao chegarem ao hotel, às 9h30 desta terça-feira (26), assessores de Chávez confirmaram que o presidente venezuelano vai solicitar formalmente a Lula a ampliação das linhas de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para a execução das obras do metrô de Caracas. O encontro começou às 10h30 -meia hora de atraso em relação à programação inicial.

De acordo com assessores de Chávez, há uma negociação em andamento com o BNDES envolvendo o empréstimo de US$ 732 milhões (cerca de R$ 1,49 bilhões). A obra do metrô da capital venezuelana está sob responsabilidade da construtora brasileira Odebrecht. Como garantia ao pagamento do empréstimo, Chávez vai apresentar ao presidente Lula como uma das alternativas suas reservas de petróleo.

Além da solicitação do empréstimo, Chávez também vai discutir com Lula a entrada da Venezuela no Mercosul. O projeto aguarda por votação no Senado desde o fim do ano passado, após ser aprovado pela Câmara.”

(Folha Online)

Nenhum comentário: