
A Semana Santa se aproxima e a religiosidade parece invadir os corações da comunidade cristã. No Ceará, é tempo de reviver a Paixão de Cristo em espetáculos recheados de emoção e realismo que são encenados durante os dias santificados
Os últimos momentos de Jesus Cristo na Terra, lembrados com fé e devoção pelos cristãos, são revividos por profissionais das artes cênicas. A santa ceia, o sermão da montanha, com o ensinamento do Pai Nosso, a condenação, o martírio na cruz, a ressurreição são apresentados em montagens grandiosas durante a Semana Santa. A Paixão de Cristo é encenada também junto ao Rio Jaguaribe e pelas ruas históricas da cidade. O espetáculo tem seu ponto culminante no largo da Igreja Matriz e, este ano, acontecerá nos dias 21 e 22 deste mês. A encenação, que já acontece há 23 anos, incentiva o turismo cultural durante a Semana Santa em Aracati, além de chamar atenção para a defesa dos ecossistemas do Rio Jaguaribe e para a preservação do patrimônio histórico do município.
Vinte e três anos de paixão em Aracati
A Paixão de Cristo do Aracati, que completa 23 anos de apresentações consecutivas em 2011, é um dos maiores espetáculos teatrais ao ar livre do Ceará e se desenrola num espaço cênico. Os manguezais do rio Jaguaribe e as ruas do patrimônio histórico nacional de Aracati se transformam num palco de três quilômetros por onde passam 100 atores e figurantes.
O espetáculo tem seu ponto culminante no largo da Igreja Matriz, nos dias 21 e 22 deste mês, onde, por volta das 20 horas, um público de 10 mil pessoas por noite assiste às cenas do lava-pés, santa ceia, prisão, julgamento, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nos papéis principais estarão Marcos Oliveira, Jesus; Eliandro, Herodes; Rafael Pereira, João Batista; Xico Izidório, Pilatos; e Samira, como Herodíades.
A peça, que tem como objetivos promover o acesso do público aos grandes espetáculos e capacitar artistas e técnicos cênicos, visa ainda chamar a atenção para a defesa dos ecossistemas do Rio Jaguaribe, para a preservação do patrimônio histórico e incentivar o turismo cultural durante a Semana Santa em Aracati. Neste ano, durante as apresentações, haverá uma arrecadação voluntária de contribuições para a campanha de recuperação das igrejas históricas da cidade.
A Paixão de Cristo do Aracati tem texto do professor Tinoco Luna, dirigido por Chico Izidório, sob a coordenação de Teobaldo Silva. O espetáculo faz parte das ações do Projeto Aracupira Teatro e Cidadania do Ponto de Cultura do Aracati, com o patrocínio da Secult-CE. O projeto é aprovado através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. O apoio cultural é do Colégio Municipal de Aracati.
MAIS INFORMAÇÕES
Paixão de Cristo de Aracati
Telefones: (88) 9964.8648/9211.2000
http://www.apaixaodecristodoaracati.blogspot.com - ujsaracati@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário